cremosescreva • contribua

Blog

Calendário CristãoJesus cura um homem deficiente

Jesus cura um homem deficiente

*Por Raquel Úria

João 5: 1-18

Encontramos nestes versículos o relato da cura de um homem que estava doente há 38 anos. Um homem que estava só. Alguém que não tinha sequer quem o ajudasse a chegar ao tanque na esperança de ser curado. Mais uma pessoa no meio de tantas. Jesus viu este homem. Jesus sabia que ele estava assim há muitos anos. Perguntou-lhe: “Queres ser curado?” (v6) Claro que queria! Por que outra razão estaria aquele homem ali? Há 38 anos num leito? “Queres ser curado?” A cura que Jesus oferece não é apenas física (podemos ver isso mais à frente, v14). Jesus oferece perdão àquele homem. Uma nova oportunidade de vida. “Então lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.” (v8) E o homem levantou-se, ficou curado e obedeceu. Não podemos sequer imaginar a felicidade que estaria a sentir naquele momento!

Uma história que tinha tudo para culminar em celebração e alegria devido a este acontecimento transformador. Ao invés, surge na narrativa um grupo de judeus indignados com o facto do homem recém curado estar a carregar o seu leito num sábado. Estes judeus representavam as autoridades religiosas de Jerusalém. A lei, imposta pelo próprio Deus através dos profetas muitos séculos antes, proibia o transporte de quaisquer cargas ao sábado, principalmente dentro das portas de Jerusalém (Jeremias 17:21,22).

Temos aqui um homem curado ao fim de 38 anos de sofrimento, provavelmente efusivo de alegria e, por outro lado, um grupo de religiosos ofendidos por a lei não estar a ser cumprida. Às vezes, podemos ser nós os obtusos, movidos por um zelo excessivo (não necessariamente religioso) que nos torna intransigentes. Há causas que, independentemente das boas intenções que lhes sejam subjacentes, nos podem tornar tão cegos que deixamos de ter a capacidade de nos alegrarmos.

Deus é o mesmo todos os dias da semana. Jesus também. “Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (17)

_________________________

PERGUNTA PARA REFLEXÃO

Aquele homem tinha um passado difícil. Havia dor e havia erros mas, afinal, não estava só. Jesus viu-o. Tal como te vê a ti. Todos os dias e em todas as circunstâncias. Queres ser curado?

_________________________

Raquel Úria

42 anos

Lisboa – Portugal

 

Obs.: Texto escrito em português de Portugal. Esta plataforma não obedece ao Novo Acordo Ortográfico e respeitas as regionalidades da Língua Portuguesa de acordo com a origem de suas autoras.

Escrito por -

Tem 42 anos e vive em Lisboa, Portugal.

Discípulas de Jesus de diferentes denominações da fé protestante com o propósito comum de viver para a glória de Deus.
Social