cremosescreva • contribua

Blog

AdventoO Natal – A festa da família por excelência

O Natal – A festa da família por excelência

* Por Célia Fidalgo
Este texto faz parte da série de Advento 2020

“É o teu menino Jesus”, é a primeira memória que tenho do Natal e da minha bisavó materna. A prenda, sempre monetária, mas acompanhada desta frase, fazia todo o sentido uma vez que se celebrava a chegada do bebé Jesus ao mundo, com certeza alguém muito importante. Não, eu não sabia o quanto Jesus era importante porque, apesar do lado materno ser muito católico, não havia a prática religiosa na minha casa pois o meu pai considerava-se ateu; apesar de tudo, esta frase fazia-me sentir próximo de Deus.

À medida que fui crescendo e após a morte desta minha bisavó, a época natalícia era mais um motivo para comprar presentes e reunião familiar. O Natal era celebrado com a família paterna pois vivíamos mais próximos, a família materna tinha emigrado.

Um Natal longe de ter o verdadeiro significado mas que me aquecia o coração pelo facto de estar junto da família, a azafama na cozinha, os jogos a música e O Filme: Jesus!

Quando conheci a verdade do evangelho o Natal ganhou novo e maior significado, não era acerca de prendas uns para os outros, era acerca do grande presente de Deus Pai para a humanidade, não era a respeito de uma mera reunião familiar mas o fato de termos sido adotados como filhos na família de Deus. Por este motivo, o que passei para os meus filhos é que o Natal é uma festa de família sim, mas de uma família especial e sobrenatural criada por Deus mas que torna a nossa mais coesa e unida, onde espelhamos o amor com que Deus nos amou através do cuidado uns pelos outros, a escolha do presente, na comida que se faz, nas conversas, nas brincadeiras, nas orações.
Antes de amarmos o mundo todo aprendamos a amar a família que Deus nos deu.

O mais importante de tudo é o amor genuíno e divino que seriamos capazes de expressar uns pelos outros todos os dia do ano Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Discípulas de Jesus de diferentes denominações da fé protestante com o propósito comum de viver para a glória de Deus.
Social