Não tenha medo de envelhecer

Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei. Isaías ‭46.4‬ ‭

Eu nunca pensei no envelhecer como algo bom. Pelo contrário, eu sentia tristeza e medo, uma certa prostração em meu coração, e ficava aflita em meus pensamentos ao ver as pessoas do meu convívio envelhecendo, e não diferente, me vendo também envelhecer.

Como aceitar? Como deixar isso entrar em minha vida? Então ponderei: como assim um problema? Ou como assim minha realidade? Envelhecer será inevitável, se antes desse tempo chegar, eu não partir…

Pedi a Deus em súplica que cada ano acrescentado em minha vida fosse uma alegria, uma oportunidade de viver na expectativa de que estará mais próximo o momento de me encontrar com Cristo. Oportunidade também de aprender mais e mais do Senhor e de ensinar; com minha conduta, disposição e prática, transmitir aos mais jovens que tudo que passamos em nossa breve caminhada neste mundo deve ser para Ele e por Ele, nosso Senhor Jesus! A vida continua em seus diferentes fases, e o tempo não para.

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. ‭‭Salmos‬ ‭90.12‬ ‭

Pode ser difícil ver o corpo em constante mudança, ver cada ciclo e etapa. A chegada da temida menopausa, as rugas, a pele perdendo aos poucos seu colágeno e elasticidade, o despontar dos cabelos brancos, a visão ficando torpe e fraca, a sua flexibilidade não tão boa quanto antes, a fragilidade, a mente que não está mais tão lúcida e veloz, e por vezes a solidão.

Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos! Salmos‬ ‭90.10‬ ‭

Mas Deus, por meio de seu Santo Espírito, me faz entender que será ainda mais difícil se não aceitar: devemos saber que todo o processo de envelhecimento é consequência de nossos próprios pecados, da Queda do homem. Lutamos com isso pois Deus não nos criou para morrer e em nós está implantado o desejo pela vida e eternidade. Por isso não temos a dimensão do nosso tempo, quando crianças, adolescentes e jovens e velhos…

O fato é que esse tempo de passarmos pela velhice não é opcional, se antes não partirmos. Passar por ele com contentamento e cuidado físico, psicológico e especialmente espiritual, buscando orientação na palavra de Deus, é sem dúvidas, o melhor caminho.

A certeza que temos quando na velhice é que: cada dia que vivemos é um dia a menos para o nosso encontro com o Senhor. Porque não há o viver além da nossa velhice, estar na velhice é o ápice de nossa existência nesta terra.

Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos. Gênesis‬ ‭6.3‬

Com o passar dos anos, aprendemos a ponderar mais sobre as situações e ter equilíbrio. E mesmo na velhice podemos ser ativos e produtivos. A idade não importa para quem quer servir a Deus e ser instrumento dele. Em sua infinita sabedoria e soberania, às vezes o Senhor somente nos usa quando estamos mais velhos, conforme vemos nas histórias de tantos homens e mulheres da Bíblia:

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro. Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência. Gênesis‬ ‭17.1-2‬ ‭

Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?” Gênesis‬ ‭17.17‬ ‭

Moisés tentou começar a obra de sua vida aos 40 anos, mas só estava realmente pronto quando tinha 80 anos, conforme lemos em Atos 7.23-31.

Os que têm idade é que devem falar, pensava eu, os anos avançados é que devem ensinar sabedoria. Mas é o espírito dentro do homem que lhe dá entendimento; o sopro do Todo-poderoso. Jó‬ ‭32.7-8‬ ‭

É Deus quem concede a vida longa e dá a capacidade de desfrutar dela. Deus cuida de seus fiéis ao decorrer de toda a vida, até mesmo na velhice. Deus nunca nos abandona! Por isso não devemos desanimar, esmorecer, estar tristes ou temer.

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. 2 Coríntios‬ ‭4.16‬

Aleluia!

Até a hora designada por Ele, o Senhor da vida, nossa confiança deve estar depositada ao pés do trono de Deus. Não é sábio comparar as coisas presentes com as já passadas:

Não diga: “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?” Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta. ‭‭Eclesiastes‬ ‭7.10‬ ‭

Envelhecer na presença de Deus, é o tipo de vida que devemos almejar e constantemente buscar. Os anos se passam e a “vida” se esvai, mas os filhos e filhas de Deus ficam cada vez mais repletos da verdadeira vida, esperança, vigor, e frutos.

Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes. ‭‭Salmos‬ ‭92.14‬

E você, o que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s