Benditas estudam o livro de Rute

Estamos felizes em compartilhar com vocês o lançamento no Brasil do caderno de estudo Mulheres da Lapa Estudam o Livro de Rute. O material pode ser adquirido para estudo individual ou em grupos. Para fazer sua encomenda, visite a livraria online Teologia da Reforma. Além do caderno, disponibilizamos também um podcast semanal, que pode ser acessado pelo YouTube e, em breve, será publicado em nossas plataformas de streaming e no blog.

Essa publicação é fruto de sete anos de estudo e oração de um grupo de mulheres em Lisboa, Portugal. Se recuássemos a 2012, observaríamos cinco mulheres, com vontade de se conhecerem melhor (na altura, éramos uma pequena igreja acabada de nascer) e com desejo de aprofundar o estudo da Palavra. Entre livros de autores conhecidos, vários foram os temas em que nos debruçamos.

Ao fim de algum tempo, Deus colocou no meu coração o desejo pelo estudo mais profundo da Palavra. Após a ida à conferência de mulheres da The Gospel Coalition em Junho de 2016, trouxe um caderno de estudo de uma autora que já admirava bastante, a Jen Wilkin. Desafiei o grupo de mulheres a traduzir comigo esse estudo da Primeira Carta de Pedro, e foi assim que começamos e nos debatemos com todo um mundo novo: perguntas de interpretação e compreensão do texto, toda uma nova perspectiva acerca de quem Deus é, como Ele trabalha, ganhando toda uma revelação nova da Palavra, a cada dia, mesmo em passagens que nos eram familiares. Este grupo foi aumentando, e novos estudos também se seguiram: Hebreus, Josué, Tiago, cartas de João, Juízes – todos da Jen Wilkin. A cada conclusão, a certeza de que precisávamos de continuar a estudar ao detalhe cada passagem da Bíblia, cada livro, cada carta.

Quando, no Verão passado, regressei a esta mesma conferência, levava na bagagem o último caderno traduzido e o desejo de o entregar em mãos à Jen Wilkin, numa tentativa de a encorajar a continuar o bom trabalho, mas também com a intenção de a desafiar a vir a Portugal. Resumindo a conversa que consegui ter com ela, a moral da história foi: “até posso ir a Portugal, mas acho que está na hora de começares a pensar fazer igual no teu país”. Confesso que de início achei uma resposta demasiado fácil de dar, mas com o passar dos meses, esta ideia foi voltando, também porque no decorrer destes estudos passados, alguns tinham sido os grupos de mulheres de outras igrejas de Portugal a demonstrarem interesse, a adquirirem os estudos, a pedirem mais.

Com o incómodo a crescer, comecei a pensar na melhor maneira de arregaçar as mangas. Neste processo, chamei as mulheres que estão comigo na liderança das reuniões de estudo e oração. O desafio foi juntar ideias, alinhavar uma linha de raciocínio e tornar o estudo prático e profundo. Foi difícil, foi trabalhoso, mas nada do que vale a pena é simples ou fácil. Acredito que, enquanto Igreja, somos chamadas a trabalhar, unir esforços, identificar dons e usar de excelência. Somos capazes de isso tudo, graças ao trabalho de Cristo em nós e do seu Espírito Santo connosco. Sou agradecida a Deus pelo desejo de servir e pelo empenho de cada uma destas mulheres, que alinharam nesta primeira aventura comigo.

Para garantir que nada nos escapava, chamei o meu irmão Tiago, que estando dedicado também ele ao estudo da Palavra, ajudou à revisão do conteúdo e contribuiu com notas importantes. Assim sendo, temos este caderno, em português de Portugal, pronto para ser distribuído e usado. O meu desejo é que o Espírito Santo ilumine o teu coração à medida que o completas.

Graça e paz!

2 comentários sobre “Benditas estudam o livro de Rute

  1. Olá Ana Rute! Quero agradecer por sua obediência ao que o Senhor te orientou a fazer. No momento mais incisivo da minha caminhada cristã, este estudo me foi mandado como um presente de Deus e até então, só ouvi o material disponibilizado no YouTube. Estou muito feliz pela possibilidade de possuir o estudo em mãos aqui no Brasil e estimular minhas irmãs na fé a estudarem as Escrituras juntamente.
    Oro pela sua vida com toda gratidão pelo fruto que ela tem gerado em mim e em tantas outras pessoas.

    Curtir

E você, o que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s