Download Gratuito: Desenhos da Páscoa para Crianças

Em um artigo publicado em nossos arquivos, intitulado Como pregar o Evangelho às crianças, a Renata Stanquini fez algumas colocações e perguntas cruciais sobre o discipulado infantil, seja no lar ou na igreja:

Algumas pessoas acreditam que é preciso deixar a Palavra de Deus o mais minimalista possível para que as crianças a entendam. Em tal prática são excluídos da pregação assuntos importantes do Evangelho como a Lei de Deus, o abandono do pecado, o senhorio de Cristo e principalmente a realidade do inferno, o que torna dispensável confronta-las sobre a ira vindoura e o juízo de Deus.

Nesse conceito bastante abreviado, o evangelismo passa a se resumir em duas ou três perguntinhas, seguidas de um apelo “Você quer aceitar a Jesus?” – e se a criança responder que sim e repetir uma oração, o céu é praticamente garantido sem qualquer necessidade de arrependimento.

Mas será que é assim mesmo que Deus nos chama a pregar para as crianças? Será que ao excluirmos verdades eternas da nossa pregação estamos realmente fazendo bem às suas almas?

A Páscoa é um dos períodos mais didáticos para a vida do cristão, tenha ele a idade que for. O sacrifício de Jesus necessita que temas muitas vezes considerados “inapropriados” para as crianças sejam apresentados claramente: a santidade de Deus, o pecado humano, a ira divina, a justiça conquistada em Cristo, e assim em diante. Apresentar a cruz de uma perspectiva que desconsidera essas doutrinas é rejeitá-la, não apenas para si mesmo, mas também para o ouvinte da mensagem, neste caso, as crianças.

É por entendermos a necessidade de pregarmos o Evangelho às crianças, e também relembrando alguns dos assuntos abordados em nosso quarto episódio do podcast, em que conversamos sobre a “Herança da Páscoa” e o discipulado de filhos, que disponibilizamos os materiais abaixo.

Eles podem ser usados por pais, familiares e professores de ensino infantil que desejam aproveitar a oportunidade da Páscoa para cumprir o mandato da Shemá, conforme lemos em Deuteronômio:

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.
Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;
Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;
Diligentemente guardareis os mandamentos do Senhor vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.
E farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor jurou dar a teus pais.
Para que lance fora a todos os teus inimigos de diante de ti, como o Senhor tem falado.
Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou?
Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito;
E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa;
E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais.
E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como nos tem ordenado.

Deuteronômio 6.4-25

 


Agradecemos a ilustradora Hanna Stocksick por disponibilizar suas ilustrações em nossa devocional de Páscoa e também nesses lindos desenhos para pintura infantil. Que Deus continue a usar seus dons para Sua obra!

Clique nos títulos para fazer o download do PDF.

Desenho para pintar – Entrada de Jesus em Jerusalém:

 

Desenho para pintar – Elementos da Semana Santa:

 

E você, o que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s