MELHOR – Um Estudo da Carta aos Hebreus, por Jen Wilkin

Queridas leitoras,

Como vocês já sabem, Benditas.blog é uma plataforma colaborativa. Todo conteúdo disponibilizado aqui é feito de maneira exclusiva (não postamos conteúdos duplicados, apenas originais ou traduções inéditas) e produzido de forma voluntária. É um privilégio para cada colaboradora poder compartilhar um pouco do que Deus as têm ensinado. Entretanto, esse formato também nos trás alguns desafios, como o da periodicidade. Todas as colaboradoras possuem profissões paralelas, ministérios, filhos, enfim, responsabilidades à parte que nos impossibilitam (pelo menos por enquanto) de colaborar com maior frequência para o blog. Especialmente nos últimos dois meses, falhamos em produzir conteúdo e por isso pedimos desculpas e a compreensão de vocês. Vamos nos esforçar para não deixar um intervalo tão grande de tempo entre as postagens. E, é claro, as nossas portas estão sempre abertas por sugestões de textos e colaboração. Se você deseja participar, veja algumas formas como pode contribuir aqui. E se você já nos enviou artigos para publicação, não hesite em mandar novamente.

Dito estas coisas, vamos ao que interessa e ao título do post :-)

É com grande alegria e gratidão que disponibilizamos gratuitamente o material Melhor – Um Estudo da Carta aos Hebreus, elaborado pela escritora norte-americana Jen Wilkin e traduzido por um grupo de irmãos e irmãs da Igreja Batista da Lapa, em Lisboa, sob a talentosa supervisão da nossa colaborada Ana Rute Cavaco. Esse material é de grande ajuda para todas as que desejam se aprofundar em uma das cartas mais complexas, misteriosas, apaixonantes e esclarecedoras das Escrituras.

O método de estudo proposto por Jen Wilkin é muito útil para que você desenvolva o hábito de leitura cotidiano e mais profundo da Bíblia :

O estudo bíblico que estás prestes a começar pode ser diferente de alguns outros estudos que já tenhas feito. Não irá abordar um determinado tema de diferentes pontos de vista. Não terá poesia nem histórias que te deixem a rir, a chorar ou particularmente inspirada. Não se irá focar na pergunta: “O que é que a Bíblia diz acerca de mim?”. Não te irá conduzir pelo caminho do autoconhecimento, ou pelo menos essa não é a intenção primária deste estudo.
Este estudo irá ensinar-te uma importante passagem da Bíblia de forma a que não a esqueças durante muito tempo. Irá desafiar-te a deixares de apenas amares Deus com o teu coração, mas a amá-lo também com a tua mente. Irá focar-se em responder à questão: “O que é que a Bíblia diz acerca de Deus?”. Irá ajudar-te na recompensadora tarefa de conhecer Deus.
Como verás, a Bíblia não é um livro para te conheceres melhor; é um livro acerca de Deus, e serve para o conhecermos melhor. A Bíblia é Deus a revelar-se a nós, intencionalmente. Ao aprendermos mais sobre quem Deus é, através da Escritura, iremos aprender mais de quem nós somos, mas este último não deve ser o objectivo principal do nosso estudo. O objectivo principal tem que ser o próprio Deus.

 

Você pode fazer o download do material aqui.

Para as irmãs que entendem o inglês, é possível ainda aproveitar a série de podcasts que a autora fez baseado nestes estudos. A cada semana ela disponibilizou uma palestra diferente, em que refletia sobre os principais pontos abordados nos trechos das leituras. Vale muito a pena complementar sua leitura com esse material em áudio. Você pode encontrá-lo aqui.

Algumas sugestões para aproveitar ainda mais o estudo:

  1. Imprima e encaderne o material. Separe um caderno para anotar as suas respostas e, depois que concluir as 11 semanas, repasse o estudo impresso e não rasurado para alguma irmã da sua igreja (vocês podem combinar previamente e dividir as despesas, por exemplo). Dessa forma várias pessoas diferentes podem aproveitar a mesma impressão e serem abençoadas por sua leitura.
  2. Você também pode fazer o estudo em grupo. Durante onze semanas, separe um horário e dia para conversar presencialmente ou via Skype (ou algum outro software que preferir) para discutir o que aprenderam, compartilhar dúvidas e pedidos de oração.
  3. Anote suas expectativas e aquilo que sabe sobre Hebreus antes de começar o estudo. Quando concluir a leitura, compare sua anotação e veja o quanto foi possível aprender e amadurecer em apenas onze semanas.
  4. Não deixe para depois. Mesmo que não consiga concluir alguns dias ou tenha dificuldade de compreensão, persevere em concluir esse estudo. Você não vai se arrepender.
  5. Ore. Não basta entender algo intelectualmente, é necessário que o Espírito Santo revele a você as verdades das Escrituras para que verdadeiro arrependimento e transformação possam acontecer. Por isso, mais importante do que começar ou terminar o estudo, você deve permeá-lo com oração e súplicas.
  6. Ofereça-se para fazer esse estudo com alguém que você queira evangelizar, que esteja fraco na fé ou que acabou de chegar na família de Cristo. Essa é uma ótima maneira de estreitar laços e promover o discipulado mútuo.
  7. Compartilhe! Gostou desse material? Então, abençoe outras pessoas e compartilhe-o com seus conhecidos, familiares e irmãos da igreja.

Em breve compartilharemos mais material de estudo como este. Desejamos que vocês tenham uma ótima leitura e aproveitamento! Deus as abençoe.

Aproveitamos para agradecer especialmente a Ana Rute e aos irmãos da Igreja Batista da Lapa que se dedicaram para disponibilizar esse estudo. Deus abençoe a vida e ministério de cada um.

 

Com carinho,

 

Equipe Benditas.blog

 

 

 

3 comentários sobre “MELHOR – Um Estudo da Carta aos Hebreus, por Jen Wilkin

  1. Conteúdo muito rico.
    O blog é para mulheres, mas sempre acompanho os artigos.
    Que Deus se revele cada dia mais a vocês e através de vocês.

    Curtir

E você, o que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s