A beleza imperecível

Há alguns anos, tenho sido agraciada com a oportunidade de trabalhar no segmento da beleza. Ao longo desse tempo, percebi que não estamos em uma geração indiferente aos padrões estéticos. Há uma busca desenfreada pela beleza em seu ápice, a qualquer preço e vaidade. Muitas mulheres brasileiras são enganadas diariamente com a superficialidade: perdem tempo, investimento e paz; essa é uma realidade que não pode ser negada.

Como profissional da área, aprecio e aprovo a autoestima física das mulheres e me realizo em cada trabalho. Sou profundamente grata a Deus por todas que me procuram, pois, através delas, o Senhor me sustenta diariamente. Mas ao longo desse período de trabalho e durante todo o meu dia, vejo, com tristeza, o quanto estas mulheres buscam insensata e erroneamente uma beleza que é somente exterior e passageira, uma perfeição carnal. Buscar aceitação, boa aparência e aplausos meramente humanos e não a aceitação eterna do Criador de nossas vidas e corpos é totalmente inútil e enganoso.

O Senhor, contudo, disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.
‭‭1 Samuel‬ ‭16.7‬

Quando algumas mulheres vêm às minhas mãos para que eu as maquie e as enfeite para determinada ocasião, a primeira coisa que pedem sem receio é que todas as suas imperfeições sejam cobertas. Meu trabalho profissional realmente se remete à isso, e me dedico de coração em atender, com satisfação, aos seus pedidos. Mas as imperfeições do coração, eu não sou capaz de cobrir. Aqueles pecados de uma alma que não ama ao Senhor, eu não sou capaz de limpar e muito menos disfarçar. As imperfeições do interior são cobertas somente pelas mãos de Cristo e não há dinheiro algum que pague, senão o arrependimento genuíno e sincero. Os pecados internos e profundos são ignorados, enquanto se preocupam com aquilo que é mortal.

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.
‭‭Mateus‬ ‭23.27-28‬

E sobre os seus corações? Estarão eles belos aos olhos do Senhor? Muitas destas mulheres comparam-se umas às outras, observam em suas vizinhas a beleza que gostariam de ter, as invejam. Se preocupam somente com a busca de uma perfeição terrena, e não buscam em outras referências a beleza que é verdadeira e interior: a beleza da alma regenerada e lavada pelo sangue do Cordeiro. Será que é com essa beleza que não somente muitas destas mulheres, mas também nós, devemos nos preocupar nessa terra? Fortunas são gastas em produtos, horas dedicadas em salões, conversas incessantes sobre tratamentos dermatológicos. Não que isso não seja algo maravilhoso: como é bom ter uma base perfeita para o nosso tom de pele, ou um batom de longa duração. Mas por que ocupamos tanto do nosso tempo em nos preocupar com nossa aparência física? Peço a você que reflita por um momento: qual beleza você cultiva com seu tempo, esforço, busca e dedicação? Nosso Senhor Jesus busca em nós, mulheres, a beleza que o agrade!

Certa vez pude acompanhar uma postagem em que mulheres com marcas profundas em seus rostos eram totalmente maquiadas e suas faces foram modificadas momentaneamente. Por baixo de todos aqueles produtos e tentativas de camuflagem, aquelas marcas ainda estavam ali. Mais terrivelmente, também as marcas e manchas do coração. Quem as extirpará? Em certo momento, após toda aquela produção de beleza, estas belas moças limparão toda maquiagem e as marcas ressurgirão. As marcas do coração também estarão lá. Tentativas humanas de limpeza e perfeição são falhas e fracassadas. Se não conseguimos tirar de nossos rostos e corpos a nossa deficiência, quanto mais tiraremos do nosso ser? O único capaz de não somente tirar, mas colocar verdadeira vida, aceitação e louvor será Cristo.

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.
‭‭2 Coríntios‬ ‭4.16‬ ‭

A beleza física de cada mulher deve ser realmente realçada, feminina, mantida, bem cuidada e protegida. Mas é um erro nos preocuparmos e ansiarmos excessivamente por isso, investir nossas horas, riquezas, e torná-la o nosso tesouro precioso. Uma mulher piedosa busca incessantemente a plena vontade de Jesus em sua vida, a começar pela limpeza, adorno e cuidado com os próprios defeitos do coração. Pois se você estiver aos pés do Senhor, a beleza interior resplandecerá em suas atitudes e conduta. Sua autoestima estará na certeza de sua aceitação em Cristo, e você então não terá nada para esconder ou camuflar perante os olhos humanos e, mais ainda, perante os olhos do Senhor! O que realmente Deus requer de nós quanto a nossa verdadeira beleza?

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada. ‭‭
Provérbios‬ ‭31.30‬

Meu maior desejo é que o Espírito Santo te mostre a beleza imperecível, que se esconde por trás de maquiagens, batons, bases e blushes. A beleza de um coração contrito e quebrantado. A beleza transformadora e imperecível de Nosso Senhor Jesus Cristo!

E você, o que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s