7 podcasts para seu crescimento espiritual

O podcast pode ser um material muito útil para o desenvolvimento da sua vida espiritual e de uma cosmovisão cristocêntrica. Essa ferramenta de transmissão de conteúdo, normalmente em áudio, funciona mais ou menos como um programa de rádio. Por meio de aplicativos em seu celular, você pode assinar os podcasts de seu interesse e receber o conteúdo na frequência em que ele é publicado.
Há podcasts sobre os mais diversos assuntos e para vários públicos diferentes. Além disso, cada podcast possui uma atualização e duração diferentes. Alguns são diários e duram menos de cinco minutos, outros são semanais e podem ter mais de uma hora de duração.

Elaboramos uma seleção de podcasts em português e em inglês que oferecem conteúdo bíblico de qualidade. A lista busca atender especialmente ao público feminino, com exceção de uma devocional. Aproveite essa ferramenta para seu crescimento espiritual e para o desenvolvimento de uma cosmovisão centrada nas Escrituras.

Esperamos que os conteúdos possam te ajudar a "limpar os ouvidos" do ruído e pressões externas de um mundo que luta o tempo todo contra aquilo que Deus ama. Você pode aproveitá-los enquanto dirige, usa o transporte público, vai a academia, descansa, cozinha, faxina, enfim, em qualquer momento em que estiver disponível para concentrar seus ouvidos.

A oferta de podcasts em português focados no público feminino não é grande. Muitos não são mais atualizados ou deixam a desejar em requisitos teológicos. Deixe sua sugestão nos comentários, caso você conheça e recomende algum que não esteja citado a seguir (mas fique atenta para que sejam programas atualizados, biblicamente confiáveis e de preferência feito por e para mulheres).

Em Português

  • Graça em Flor

O podcast do ministério Graça em Flor é elaborado por sua fundadora, Francine Walsh. Suas reflexões duram de sete a 10 minutos e buscam inspirar as ouvintes por meio de biografias e estudo de livros. Atualmente, os programas fazem uma breve reflexão nos capítulos do livro Formosura Feminina, de Anne Ortlund. Link para iOS (iPhone), para Android, e pelo SoundClound.

  • Devocional Alegria Inabalável

Oferecido pelo ministério Fiel, o devocional é diário e tem duração de dois minutos. Ele é elaborado pelo Desiring God a partir de conteúdos selecionados dos 30 anos de ministério do John Piper. É possível assinar o podcast pelo iTunes, Spreaker ou pelo aplicativo da Fiel. Você também pode conferir as reflexões pelo Youtube.

Em Inglês

A oferta de conteúdo especialmente desenvolvido para mulheres cristãs é muito maior em inglês. Entre as diversas opções, separamos algumas.

  • Revive Our Hearts

Nancy DeMoss Wolgemuth é autora de 19 livros, alguns deles traduzidos ao português. Entre os diversos recursos oferecidos pelo seu ministério, destacamos o podcast Revive Our Hearts. Com duração variada e atualização diária, os programas tratam sobre livros bíblicos e reflexões em série. É possível consultar os episódios pela busca do assunto, autor ou passagem bíblica por meio desse link. Você também pode assinar o podcast pelo iTunes.

  • Set Apart Girl

A autora Leslie Ludy oferece um podcast semanal em que trata sobre inúmeros temas à luz das Escrituras. Todos os recursos oferecidos por seu ministério tem como objetivo inspirar mulheres de todas as idades a viverem centradas em Cristo, com conselhos bíblicos práticos para o viver piedoso em meio a uma cultura superficial e autocentrada. Nas palavras de Leslie, "este podcast irá encorajá-la a entregar sua vida ao único Rei verdadeiro e encontrar a verdadeira realização e propósito nele!". Acesse pelo iTunes, pelo Stitcher, ou pelo site.

  • Sheologians

Feito por Summer White (filha do apologeta James White) e Joy Temby (que também participa do podcast Apologia Radio), Sheologians tem o provocativo slogan "Theology for women, no doilies allowed". Em episódios semanais de duração variável (40 minutos a uma hora e meia), as amigas discutem temas atuais – e muitas vezes polêmicos – com a perspectiva de uma cosmovisão bíblica e reformada. Sem medo de bater no feminismo, o podcast já contou com participações interessantes: Rosaria Butterfield, Rebekah Merkle, Karen Swallow Prior, Jeff Durbin e outros. É possível ouvi-lo pelo iTunes, Google Play Music ou via RSS.

  • Flower Mound Women’s Bible Study / The Village Church FM – Women's Bible Class

Inicialmente, o estudo bíblico começou como uma iniciativa interdenominacional de Jen Wilkin, autora do livro Mulheres da Palavra. A partir deste semestre, após quatro anos e meio de reuniões semanais, o ministério passa a fazer parte da The Village Church e é oferecido entre os recursos desta igreja. Os estudos dos livros bíblicos são expositivos e sequenciais. É possível acompanhar pelo iTunes e pelo aplicativo Podbean, disponível na Google Play Store.

  • Risen Motherhood

"Essa é uma comunidade que irá lembrá-la da verdade do Evangelho, não importa como você se sinta a respeito da sua maternidade. É para a mãe imperfeita, que ainda aprende, cresce e reconhece que ela não consegue dar conta de tudo – mas que serve a um Deus que dá." O ministério Risen Motherhood é feito por três mulheres, mães e cristãs e oferece inúmero recursos práticos para equipar e encorajar outras mães em sua caminhada cristã. Blog, estudo bíblico indutivo (também para crianças), podcast e muitos outras ferramentas (inclusive lindas artes gráficas que podem servir de decoração para a sua casa) são oferecidos gratuitamente nessa plataforma. É possível conferir o programa por meio do iTunes, iHeartRadio, ou Stitcher. No site, elas também oferecem um rápido tutorial de como ouvir e se inscrever no podcast.

 

 

 

E você, o que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s