Feminilidade bíblica não começa e termina em Provérbios 31

A passagem que mais me encoraja em meu entendimento sobre a feminilidade bíblica é Filipenses 2.1-11.
Eu amo a imagem da humildade de Cristo. Mesmo sendo inteiramente Deus, ele escolheu humilhar-se, vir à terra como um servo e entregar sua vida por um povo ingrato que nem ao menos reconheceu seu senhorio. Essa passagem dá vida ao que parece para mim (igual a meu marido em todos os sentidos), submeter-me a ele em nosso casamento, entregar minha vida pela minha família e servir ao meu filho todos os dias, mesmo que ele não seja capaz de ver a extensão do meu sacrifício.
Quando pensamos em passagens sobre a feminilidade bíblica, Filipenses 2.1-11 raramente vem à mente. Textos como o 1 Pedro 3.1-6, Tito 2.4-5 e Efésios 5.22-27 são o assunto de incontáveis livros sobre o que significa ser uma mulher de Deus. E não vamos esquecer o “mandachuva”: Provérbios 31, a imagem de uma mulher de Deus.

Mas vincular nossa identidade a cinco ou seis passagens que explicitamente mencionam mulheres não seria ter uma visão estreita demais? A feminilidade bíblica não começa e termina em Provérbios 31. Ela começa em Gênesis – e acaba em Apocalipse. É encontrada em toda a história da redenção.

A mulher de Provérbios 31

“A mulher de Provérbios 31” é um exemplo bíblico tão bem conhecido que minha melhor amiga e eu temos uma hashtag dedicada a ela.
Quando minha amiga faz o cardápio de refeições da semana, #P31.
Quando eu termino de lavar um monte de roupa, #P31. Meu marido adora nos ouvir gritando a hashtag, especialmente no estilo torcida organizada de futebol. E por “adorar ouvir”, eu quero dizer que ele acha irritante e gostaria que parássemos.
A sombra que a mulher de Provérbios 31 lança sobre o conceito da feminilidade bíblica é tão grande que muitas vezes nos cega de qualquer outra passagem das Escrituras.
Vemos a masculinidade bíblica de maneira totalmente diferente. Se você quer descobrir o que um homem de Deus deve fazer, você não será levado a versos emblemáticos sobre o seu papel na família; te dirão que ele precisa ser um imitador de Cristo, o que é inteiramente preciso. Mas, enquanto é dito aos homens para serem imitadores de Cristo, às mulheres é dito que sejam imitadoras da Sra. Provérbios 31… o que é como imitar a Cristo por procuração, não é mesmo?

A mulher de Gênesis 3.15

Na verdade, não.
É certo que as passagens mencionadas nos oferecem uma imagem única do que significa ser uma mulher de Deus. Mas elas não oferecem as únicas imagens que importam. Toda Escritura é útil para todos os crentes (2 Timóteo 3.16). Os homens não colhem os benefícios de aproveitar 98% das Escrituras enquanto as mulheres aguardam silenciosamente para serem cobradas nos outros 2%. É sobre todos nós. É nossa história. E, caso você não esteja inclinado a crer nisto, em Gênesis 3.15, quando Deus promete o Salvador do mundo, Ele coloca Eva bem no meio da história. Prestem atenção, moças: você tem um papel muito maior a desempenhar do que o de uma rainha doméstica; você sempre foi uma parte fundamental da história.

All the single ladies

“Eu acredito que o maior chamado de uma mulher é ser esposa e mãe.”
Lembro-me de ouvir essas palavras quando era solteira e sentir uma faca se contorcer em meu estômago.
Se fosse verdade, então eu não poderia alcançar o título ilusório de uma mulher bíblica até que tivesse marido e filhos. Até que isso acontecesse, eu era uma meia mulher.
A noção de que mulheres solteiras não têm total acesso ao crescimento em Cristo é ridícula. Mas é perpetrada quando nos concentramos apenas nesses versos e limitamos o escopo da feminilidade bíblica às suas palavras. Uma vez que abaixamos a cerca e olhamos para o propósito para todos os cristãos, é fácil ver que as mulheres solteiras desempenham uma papel fundamental no Reino de Deus (1 Coríntios 7).
Eu entendo. Há papéis específicos que as mulheres devem ocupar na igreja e no lar. Mas esses papéis não nos impedem de obedecer e entender cada centímetro da Palavra de Deus; tudo o que eles mudam é o contexto em que o fazemos.

A verdadeira feminilidade bíblica

A mulher de Provérbios 31 está com tudo.
Mas esta descrita em um livro sobre sabedoria; ela é um ideal. E sim, ela é inspiradora, mas não é a única imagem na Palavra de Deus que importa para os cristãos sobre a persuasão feminina. Toda a Escritura, de Gênesis ao Apocalipse, nos fornece informação sobre o que significa obedecer a Cristo e viver de maneira separada para ele, independentemente das implicações específicas para os gêneros em cada passagem.

Filipenses 2.1-11 me ensina tanto quanto Tito 2.3-5 sobre o que significa ser uma esposa fiel. Eu preciso de todo conselho da Palavra de Deus para ser a mulher que Ele me chamou para ser.

Sobre a autora:
Jasmine Holmes é esposa, mãe, escritora e palestrante. Ela dá aulas de Latim e Humanidades na St. Augustine Classical School. Ela e seu marido Phillip tem um filho e são membros da igreja Redeemer Church em Jackson, Mississipi. Ela também escreve com frequência em seu site.
Traduzido com permissão por: Cecilia J. D. Reggiani



3 comentários sobre “Feminilidade bíblica não começa e termina em Provérbios 31

  1. Concordo Plenamente com o texto.
    E nunca me apeguei muito a Prov.31 para descrever a mulher Cristã.
    Até porque comecei meu ministério e trabalho com as mulheres bem jovem…
    Com 18 já participava da Resofap, sabia que tinha qualidades femeninas não descrita em provérbios 31, mas em muitos outros textos bíblicos que me faziam ter a certeza de ser uma Mulher de Deus e escolhida para esse ministério.
    Acredito mesmo enquanto Mulher “Cristã” que a bíblia me descreve de gênesia a Apocalipce.

    Curtir

E você, o que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s